Marketing de Defensores: o que é?

Felipe Thomé Marketing de defensores Leave a Comment

Em um mundo onde estamos cada vez mais conectados e com acesso rápido e fácil a informação, os hábitos de consumo das pessoas tem mudado drasticamente. Uma das principais mudanças é que hoje os consumidores querem informações de fontes confiáveis a respeito de um produto ou serviço. Quem nunca buscou nas mídias sociais, fóruns ou sites de reviews antes de comprar um produto? No e-commerce, sua primeira reação ao ver um produto não é ler as avaliações de outras pessoas que já compraram o produto? Em uma conversa, seu amigo fala de um restaurante que gostou muito. Você não fica mais propenso a conhece-lo? Provavelmente sim!

Com esse novo comportamento dos consumidores, as marcas precisam cada vez mais pessoas defendendo seus produtos e serviços, seja em uma conversa pessoalmente, nas redes sociais, sites de avaliação, fóruns, etc. Mas como saber quem são as pessoas que gostam da minha marca e motiva-las a falar positivamente de mim? É ai que entra o Marketing de Defensores.

A maioria absoluta das marcas já possuem pessoas que gostam de seus produtos e serviços e estão dispostas a recomenda-los. São os chamados “Defensores de Marca”. Podemos definir um Defensor de Marca como alguém que se identifica com determinada marca e confia nela a ponto de indicar para que seus amigos e colegas se tornem clientes. Essas pessoas podem ser clientes satisfeitos, colaboradores da empresa, parceiros ou apenas entusiastas da empresa.

Segundo uma pesquisa realizada pela Wharton School of Business, 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a recomendar uma empresa, mas apenas 29% o fazem. Isso acontece pois muitas vezes esses clientes não sabem como podem ajudar a marca e nem são estimulados para isso.

O Marketing de Defensores tem como objetivo identificar quem são essas pessoas e motiva-las para que advoguem em prol da marca.

Dentro das várias verticais existentes dentro do Marketing Boca a Boca, o Marketing de Defensores é uma que vem ganhando destaque e se mostrando um poderoso aliado para as estratégias de grandes empresas. Grandes empresas como Apple, McDonalds, IBM, Microsoft, Uber, Netflix, P&G, entre outras já se utilizam dessa estratégia com muito sucesso.

Gostou do artigo? Acha que sua empresa pode se beneficiar do Marketing de Defensores? Deixe sua opinião!