Como fazer seus clientes falarem bem da sua empresa nas mídias sociais

Robson Netto Marketing Boca a Boca Leave a Comment

É uma ótima oportunidade para qualquer tipo de negócio quando os clientes estão comentando algo sobre eles, seja de maneira positiva ou negativa (problemas podem ser resolvidos mais facilmente e clientes podem tornar-se fãs e defensores. Incentivar seus clientes a falarem bem da sua empresa não é uma tarefa difícil, mas requer planejamento e principalmente muito cuidado.

Com a imensa variedade de plataformas, redes e canais de mídias sociais, ficou muito fácil para empresários criarem as páginas de suas empresas, começarem a postar algum tipo de conteúdo e acompanharem os resultados. Mas será que estes profissionais esqueceram o que é uma das coisas mais importantes no marketing? O boca a boca.

Como incentivar comentários positivos

Queridos amigos empresários, gestores de marketing, analistas de mídia social e criadores de conteúdo, aqui fica uma dica muito preciosa: não adianta criar conteúdo que não gere nenhum tipo de engajamento. Além deste conteúdo ser totalmente relevante, feito com muito carinho, exclusividade e criatividade, você precisa incentivar uma resposta de seus clientes, leitores e fãs! Por isso, aqui vão algumas dicas que eu adoro compartilhar:

  • Faça posts com perguntas ou enquetes
  • Peça o feedback de seus clientes
  • Converse com sua audiência
  • Faça vídeos ao vivo e converse com quem está assistindo
  • Aproveite oportunidades (datas comemorativas relacionadas, “memes” e outros acontecimentos que são tendência)
  • Recompense seus clientes que fazem check-in
  • Incentive postagens em foto de quem visita sua empresa com marcações da sua empresa no Instagram

Perceba como estas dicas simples podem ajudar a alavancar as interações com seus clientes e gerar muitas conversas. Lembre-se da importância de seus clientes falarem de (e com) sua empresa, pois aí é que laços de amizade entre cliente-marca podem se fortalecer, reclamações e problemas podem ser solucionados e novos fãs para sua base podem surgir.

Como você faz para que seus clientes falem da sua empresa? Responda nos comentários e compartilhe este post na sua rede de contatos, vamos espalhar o marketing boca a boca!