Engajar com seus clientes ajuda a gerar marketing boca a boca?

Giovana Martins Marketing Boca a Boca, Uncategorized Leave a Comment

Antes de tudo, você sabe realmente o que é o marketing boca a boca e o que é engajar?

Para nós da Abraboca, o marketing boca a boca é uma ação que a empresa faz que acaba fazendo com que as pessoas falem de seus produtos, serviços ou marca, isso tudo ocorre de maneira espontânea. E engajar é criar uma força de ligação do consumidor a um determinado objeto, que pode ser um produto, uma marca, um anúncio, um local ou uma experiência.

O consumidor de hoje não busca apenas produtos ou serviços, ele é mais exigente. Isso porque ele está mais conectado, recebe mais informações, mais influências pela opinião de outras pessoas e também tem mais poder para ampliar o alcance de sua voz. Com tantas mudanças no perfil do consumidor, as empresas também precisaram se adaptar e o engajamento hoje é essencial para conquistar mais clientes.

Brian Haven, estudioso e CSO da agência de marketing digital iCrossing, diz que engajamento envolve quatro aspectos: envolvimento, que é o momento que o cliente conhece a marca. Interação, que é quando ele passa a interagir com a marca. Intimidade, nesta fase aparece o sentimento do cliente em relação a marca. E por último, a influência, quando o cliente se torna um defensor da marca, disposto a recomendá-la. É neste último momento que a marca consegue gerar o marketing boca a boca espontâneo, que o cliente irá falar para seus amigos e conhecidos sobre os produtos ou serviços da empresa.

Por que as marcas precisam engajar seus consumidores?

Primeiro pelo fato de que o cliente engajado estabelece uma lealdade com a marca, criando um relacionamento mais próximo com valores emocionais. Além disso, ele ainda aumenta significativamente sua compra, portanto a estratégia de engajamento é fundamental para o aumento das vendas. Os consumidores engajados também são mais propensos a se inspirarem e interagirem com vários canais, ou seja, por meio deles é possível potencializar suas ações de marketing e publicidade, basta alinhar todas estas estratégias. Isso sem falar nas recomendações que irão surgir, clientes satisfeitos e engajados são sua mais poderosa ferramenta de vendas. Utilizar táticas de Marketing de Relacionamento são importantes para isso.

O engajamento e o marketing boca a boca

Sem dúvida o engajamento com o cliente irá ajudar a marca a viralizar conteúdos, disseminar opiniões dos consumidores que já provaram o produto e isso tudo ajuda a aumentar o buzz da marca. E o sucesso aparece quando, de forma espontânea e positiva, se consegue colocar a marca e sua proposta (serviços, produtos) na “boca do povo”, para isso acontecer é preciso que a marca esteja engajada com seus consumidores. Desta forma o engajamento irá gerar o marketing boca a boca. Na prática, é necessário que a marca conheça melhor seus consumidores, converse mais com eles, faça ações, eventos com seus clientes fazendo com que eles fiquem mais próximos da marca, assim eles irão se sentir mais preparados para falar dela e de seus produtos ou serviços aos seus amigos e conhecidos, gerando assim o marketing boca a boca através do engajamento.