Marketing Boca-a-Boca no Franchising

AbraBoca Marketing Boca a Boca Leave a Comment

Olá!

A partir de agora escreverei aqui no blog da ABRABOCA sobre um tema muito legal que é a utilização do Marketing Boca-a-Boca no Franchising.

Como este é o primeiro post vou fazer uma rápida apresentação sobre os dois temas e mostrar como o Marketing Boca-a-Boca pode ajudar, e muito, quem atua no franchising, ok?

Vamos lá:

Marketing Boca a Boca é uma forma gratuita de divulgação, onde consumidores satisfeitos recomendam gratuitamente um produto, serviço ou marca (Abraboca, 2015).

Franchising é a replicação de um modelo de negócios que de sucesso, transferindo ao franqueado o know-how necessário para a operação e o direito de uso da marca.

Observe que a atuação em rede gera um grande volume de consumidores da marca, pois se com uma unidade, por exemplo você tem mil clientes ativos, com 50 unidades teremos em média 50 mil consumidores ativos! Certo? E se no marketing boca a boca a ideia é fazer com que consumidores recomendem gratuitamente um negócio, o poder do boca a boca é multiplicado no caso das franquias.

Legal, mas como fazer isto?

Como a promoção do boca a boca de maneira técnica e estratégica ainda não é muito usada no Brasil, e as redes normalmente tem uma agilidade menor em implementar novidades (justamente porque apesar das vantagens, as mudanças são mais complicadas quando se está numa rede) a inclusão das ações de marketing boca a boca são raras no setor do franchising.

Como atuo com franchising há muito tempo e também sou um estudioso do marketing boca a boca resolvi integrar estes dois assuntos e consegui gerar resultados positivos para meus clientes. Nos próximos posts escreverei sobre como fazer esta integração e de vez em quando também apresentarei alguns cases de sucesso.

Para saber mais sofre boca a boca acompanhe a abraboca.org e para saber mais sobre franchising acesse franqueador.com.

Se tiver dúvidas, críticas ou sugestões e também quiser compartilhar as suas experiências conosco, fique bastante à vontade para deixar seus comentários.


 

Créditos da Foto: Designed by Freepik